"O" Jogo - The Resistance


Desconfiança...



Intriga...


Discussão...


Suspense...


Traição...


Vencedores...


... e Vencidos



Estou a falar de... The Resistance. Não se esqueçam deste nome na próxima vez que forem comprar um jogo de tabuleiro. Este é “O” Jogo.
Mas aviso desde já, este jogo tem o poder de destruir relações de melhores-amigos, namoros e até casamentos. Por isso a menos que estejam confiantes quanto à segurança da vossa relação, não joguem o jogo. Pois quando descobrirem que o vosso amigo que tanto confiam ou a namorada com quem formaram uma aliança é na verdade o espião, acreditem que não vai ser fácil digerir esses sentimentos de profunda traição. 
Mas não se assustem, prometo que sempre que tiverem um bom grupo de 5 (5 a 10 jogadores), este vai ser o jogo escolhido. Mas tenham atenção, este jogo requer 2 coisas: paciência e saber rir-se de si mesmo. A paciência é apenas necessária na primeira vez que jogarem o jogo. Porque a primeira vez, provavelmente vão andar um pouco perdidos sem saber como jogar e até sem perceber muito bem o objetivo. Mas tenham paciência, vai valer a pena. Em segundo lugar, este jogo mexe com as nossas emoções, vai irritar, frustrar e principalmente se perdermos vai desiludir e dar uma vontade enorme de “esganar” o nosso colega que nos enganou o jogo todo, mas tenham calma, é importante saber perder e saber reconhecer quando o outro jogou bem. 
Então vamos lá agora aos procedimentos da Resistência. Aqui vou fazer uma pequena homenagem ao meu marido, por explicar o contexto deste jogo (sim, porque o Samuel não explica nenhum jogo sem falar primeiro da história ou panorama em que vamos estar inseridos no decorrer da partida). 
Sendo assim, o panorama é um Governo Totalitário. E nós, somos um grupo de Resistentes que pretende deitar abaixo este governo. Mas o problema é que o governo conseguiu infiltrar alguns espiões na Resistência. Portanto, os bons da história são a Resistência, identificados pelas cartas azuis e os maus, os espiões, das cartas vermelhas (distribuídas aleatoriamente e de modo secreto a cada um dos jogadores). A partir daqui o jogador encarna a personagem que recebe. Se for azul, é ter todos os sentidos aguçados de modo a descobrir os infiltrados, os vermelhos, que terão o desafio de se fazerem passar por membros da resistência. 
A cada ronda são escolhidas equipas para fazerem uma missão. Cada um à vez forma equipas, que podem ser de 2, 3, 4, 5 pessoas, conforme as instruções do tabuleiro. Depois votamos se aprovamos ou rejeitamos a equipa escolhida. Se acharem que é uma boa equipa constituída apenas pelos bons, vão aprovar a equipa, se não rejeitem. Porque assim que aprovada equipa, estes serão o que realizarão a missão. Se for escolhida uma boa equipa, a missão será bem-sucedida, se não, os infiltrados provavelmente irão sabotar a missão.

 Cada Jogo até tem 5 missões ou rondas, em cada missão é identificado a quantidade de membros para as equipas
 A resistência e o espião
Se for espião, na hora de votar no sucesso ou insucesso da missão, deve ponderar se é melhor fazer bluff ou não

Se gostam de um bom desafio, entrem neste mundo dos espiões, onde intriga e suspense não vai faltar. Já podem encontrar The Resistence na Fnac ou na Worten. Então, que dizes? Consideraste capaz de enganar o amigo ao teu lado e fazê-lo acreditar que pertences à Resistência?

←Mais artigos sobre Jogos:
Uma paixão chamada Jogos de Tabuleiro

Comentários