Uma Paixão chamada Jogos de Tabuleiro

Uma das coisas que eu mais gosto são jogos de tabuleiro. Mas durante muito tempo o que achava conhecer de jogos de tabuleiro, na verdade não era nada. Conhecia o Monopólio, Cluedo, Pictonary, Risco… mais meia dúzia de jogos e pouco mais. Um dia eu e o meu marido fomos almoçar à casa de um casal amigo e somos surpreendidos com um móvel repleto de jogos de tabuleiro, mas não conhecia sequer um.
Essa noite marcou a minha vida. A verdade é que eu não conhecia nada do mundo dos jogos de tabuleiro. Jogamos SmallWorld e Ticket to Ride. Quando chegamos ao fim da noite e fomos para o carro. Eu e o Samuel olhamos um para o outro e sabíamos que a partir daí a nossa vida ia mudar, nada seria como antes. Tínhamos sido enganados a vida toda com jogos medíocres e pouco estimulantes. Mas nesse dia, finalmente descobrimos que já não precisávamos estar dependentes da imprevisibilidade dos dados ou dependentes das minhas qualidades artísticas para ganhar o jogo. A partir daí ganhar ou perder passou a estar dependente da minha inteligência, estratégia e esperteza em enganar o adversário.
 Ok, se calhar dramatizei ou pouco 😄😄😄. Mas desde então temos aumentado a nossa colecção e já enchemos um móvel com os jogos de tabuleiro. Há jogos para todos os gostos, jogos de estratégia pura, um pouco mais complexos, jogos sociais que podem ir até 40 jogadores, jogos em que interpretas personagens, jogos para rir, jogos para ser criativo… tudo um pouco.
Um dos primeiros jogos que compramos foi o Catan. Já começa a ser um jogo bastante conhecido, mas continua a ser dos meus jogos preferidos, para o Samuel nem tanto, pois diz ser bastante dependente da sorte. Sim é verdade, mas tem uma dinâmica bastante engraçada. O objectivo é construíres aldeias e cidades. Mas as matérias-primas ganham-se através dos números que te sair nos dados ou então tens de negociar com os amigos para ver se trocam feno pelo barro que tanto precisas, por exemplo. É para 4 jogadores, mas pode-se comprar a extensão para dar até 6 jogadores.


Jogo Catan com a Extensão para 5-6 jogadores

Expansão do Catan no Mar

 Os Hexágonos são colocados aleatoriamente, logo, o tabuleiro é sempre diferente 

 As matérias primas



Vou portanto em próximos artigos dar-vos a conhecer este Mundo tão divertido que são o Mundo dos Jogos de Tabuleiro, espero que gostem. 😍


Comentários