Dia 0 - Medos e Receios


Depois de um ano de pesquisas e preparação, a semana da maior viagem da minha vida chegou. E a excitação está... a zeros...
Durante esta semana, sempre que alguém, que sabia da minha viagem, vinha falar comigo, conseguia estar mais entusiasmada pela viagem que eu. A excitada era ela e eu tentava esboçar o meu maior sorriso de entusiasmo fingido. 
Mas qual era afinal o problema? Bem, acho que havia duas razões, primeiro: as horas de avião. Parece que a nossa viagem iria durar 6h mais 18h, com escala em Istambul.
Estão a imaginar o stress durante os meses antes da viagem? 18h?Ao todo iriam ser 24h fechada num avião! Cada vez que imaginava essa viagem de avião, o meu coração começava a acelerar sem parar.
Andei meses em estado de quase enfarte! Até que... 3 dias antes da viagem o Samuel decide fazer novamente as contas e descobre que afinal seriam "apenas" 5h mais 9h de viagem. Sim, as 18h eram uma ideia tão assustadora que conseguiram transformar as 9h de viagem em algo maravilhoso e perfeitamente suportável. Afinal, é como diz o meu marido, o segredo para tudo na vida é termos as expectativas sempre baixinhas, neste caso ter as expectativas piores possíveis, pois quando soube que afinal seriam apenas 9h seguidas no avião, o nervosismo desapareceu por completo, e não voltei a pensar que na verdade, 9 não deixava de ser um número enorme.
Mas apesar desta nova informação não havia maneira do entusiasmo aparecer. Foram muitos meses a ler, comparar, pesquisar e decidir uma viagem de 20 dias para 4 pessoas.
E se as minhas escolhas não tivessem sido as melhores? E se no fundo todas as minhas expectativas em relação a esta viagem saíssem frustradas? E se os meus companheiros de viagem não gostassem? E se a viagem de sonho se transformasse num pesadelo?
Bem, independentemente de todos estes receios, o sol levanta-se a cada manhã, e o dia D (ou neste caso o dia T) chegou.
Bilhetes nas mãos e malas às costas, não havia como voltar atrás, tínhamos um novo mundo a desbravar. Excitados ou receosos, o nosso primeiro desafio estava à nossa frente, a primeira viagem de avião de 5h e a seguir mais 9h.
Sabem, pensando agora em retrospectiva, a vida é simples e os 20 dias passaram num instante, com alguns percalços é verdade, mas até esses nos deixam agora a rir às gargalhadas. 
É incrível como a nossa cabeça faz tantos filmes, inventa tanta coisa, com preocupações sem necessidades. 
Na maior parte das vezes, esses filmes de terror não acontecem, e mesmo que algumas coisas menos boas se concretizem, já basta ter que lidar com elas na altura, não precisamos sofrer antecipadamente, desgastando energias e equilíbrio, é exactamente como as famosas palavras de Jesus: " Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6: 34)
Mas afinal esta viagem tão aguardada foi onde? Será que tive algum ataque de pânico no avião? Estas serão revelações para o próximo artigo. 

O nosso destino


Ready to go


Próximo Artigo:



Comentários