Um Amor (Ódio) chamado Corfú


Perguntaram-me um dia destes, a mim e ao Samuel, qual a cidade que tínhamos gostado mais. O meu marido respondeu logo Roma, e Roma de facto, tem tudo para ganhar o prémio. Mas, a primeira imagem que me veio à mente, quando foi feita a pergunta, foi: eu nas águas de Paleokastritsa.
Eu gosto de história, de ver monumentos, de aumentar a minha cultura geral, mas sou da opinião que não há nada como a beleza natural do que nos rodeia. E Paleokastritsa, em Corfu, tem muita dessa maravilhosa natureza, águas esverdeadas, límpidas, muito verde, paredões em rocha que acrescentam todo um ar tropical.
Vermos monumentos é enriquecedor, mas relaxar numa praia paradisíaca, tem como resistir? Por isso, quando li que Corfu tinha uma das praias mais bonitas da Grécia tive de adicionar Paleokastritsa ao roteiro.
Como chegar lá? Fica um pouco longe do sítio onde o MSC Fantasia parou, aliás, fica do outro lado da ilha, por isso aqueles autocarro panorâmicos não passam por lá. Logo à saído do porto, encontram muitas opções, muitas pessoas a quererem vender os seus passeios. O que encontramos mais em conta, foi um táxi com 8 lugares, incluindo o condutor, com o preço fixo de 240€, num passeio por 3h. Sim é muito, eu sei. Mas tinha lido coisas tão maravilhosas acerca daquela praia que não queria abrir mão dessa experiência.
Conseguimos regatear para os 220€. Ah! Um ponto importante: negoceiem sempre! Sem vergonhas. Não sejam como eu que sou péssima a negociar, o que vale é que o meu marido e o meu cunhado são profissionais nisso. Aqui em Corfu, o senhor não baixou muito, mas em outros portos, conseguimos baixar até 60% nos passeios.
Entretanto, enquanto, decidíamos se íamos ou não nesse passeio, um senhor brasileiro chamado Francisco, que tínhamos conhecido no dia anterior no barco, também andava meio perdido à procura de um passeio e bons preços, então propusemos que viesse connosco. Então em vez de 36€ por pessoa, sendo nós agora 7, ficou a 31€.
Falando do Sr. Francisco, a história de como o conhecemos é relativamente engraçada =D  No dia anterior, no navio, decidimos ir para o jacuzzi e já lá estava um senhor, então pedimos licença, mas o senhor não entendeu, disse que falava espanhol, então respondemos em espanhol. Começamos a conversar entre nós normalmente, e depois de algum tempo, começamos a perguntar-nos que horas seriam. Então pedimos ao senhor as horas em espanhol e ele estava a tentar dizer as horas em espanhol, mas saiu mais para o brasileiro.

 “Então, mas o senhor afinal fala português!”, exclamamos nós surpreendidos.

 “Sim, falo, sou brasileiro.” – respondeu meio baralhado.

 “Então e nós somos portugueses, não nos entendeu?”

“Sério? Não entendi não. Falam muito rápido.”


O que a gente se riu com isto. Não preciso dizer, que coincidências das coincidências, este senhor era o senhor Francisco, que encontramos novamente no dia seguinte. Durante todo o cruzeiro conhecemos vários brasileiros, e todos se queixaram do mesmo, que falávamos rápidos demais.

Mas voltando ao roteiro, a minha intenção era visitar dois sítios: Paleokastritsa e o Palácio Achilleion, a casa de férias da Princesa Sissi de Viena, pelas fotos que vi é lindo. Sim, fiquei-me apenas pelas fotos, porque o taxista disse que custava 20€ a entrada, e depois de pagarmos 30€ por pessoa pelo táxi, ninguém estava com disposição de pagar mais 20€.

E precisamente neste momento estou de boca aberta. Vocês nem imaginam o que está a acontecer neste momento em que estou a escrever estas palavras… sério, esta história teve uma reviravolta que surpreendeu o próprio escritor. Até agora tinha considerado Corfu o sítio que me tinha deixado as melhores lembranças, sim até estava disposta a esquecer o facto que foi aqui que perdi os meus óculos. Mas eis senão quando, ao pesquisar na internet, o preço do palácio da Sissi, para ser mais exata no preço, vejo que o taxista nos enganou! A entrada do palácio afinal era 7€! Deixei de ver um dos monumentos que mais desejava visitar porque o Sr. Taxista mentiu. Neste momento não estou a teclar, estou a martelar nas teclas acreditem. Isto é revoltante, agora ainda me estou a lembrar do taxista dizer. “Ah e tal, já faço isto há muitos anos e conheço o perfil dos clientes, e o palácio não é o vosso estilo.” Como assim? Para além de “Mentes Criminosas” agora também temos “Mentes Turísticas”? Só porque gostamos de tomar banho na praia e tirar mil e uma fotos para conseguirmos a tal que vai actualizar o Instagram, somos considerados demasiados superficiais para ver um palácio?

Isto é desconcertante, se por um lado adorei estar em Corfu devido à maravilhosa praia, ter descoberto isto (acrescentando o facto de ter perdido lá os óculos), deixa-me mesmo triste. Detesto sentir que as pessoas me enganaram, e achava eu que o senhor era simpático.

Bem, com estas novas revelações  inspiração foi-se, portanto vou apenas resumir:


1º Corfú é Lindo

2º A praia Palekastritsa é paradisíaca;

3º Confirmem sempre as informações que vos derem;

4º Visitem o Palacio Achilleion, custa 7€ por pessoa e tenho a certeza que vale a pena;

5º Façam um passeio pela Old Town, onde vão encontrar centenas de lojinhas para todos os gostos e feitios.


E termino assim o meu artigo, um pouco desiludida e desejosa de partilhar com os meus companheiros de viagem esta minha descoberta. Preciso de me rir, e gozar comigo própria de como somos tão patetas de vez em quando, e como nos dão a volta com uma facilidade. Ah e tenho de alterar o título do artigo para algo mais realista 😆.


 Vista maravilhosa

 O meu maridão

 Esta água deliciosa

 Aqui finalmente todos conseguiram "A" foto das férias 

Eu nas águas gélidas, mas límpidas

Eu e a Mamy

 Fiquei surpreendida com a quantidade de gatos que existem na Grécia

 Mais gatinhos fofinhos

Não esqueçam este nome: Paleokastritsa

⇽ Previous: 

Comentários