MSC Fantasia: O que precisas saber

O barco é Maravilhoso! Tanto brilho e requinte. É impossível uma pessoa não ficar assoberbada com a beleza do que vê. 😍

Lobby principal

Mas agora o que interessa mesmo é descobrir o andar do buffet. A descoberta do navio fica para depois.
Finalmente… Comida! É tanta! Nem sei para onde me virar, começo a percorrer o corredor, e a encher o prato como se tivesse um tempo limite para o fazer: Pizzas, Hambúrgueres, Massas, Carne assada, Comida Indiana, Vegetariana etc. 🍚🍧🍔🍵
As pizzas são muito boas, ou não fosse o barco italiano… o resto… bem, dá para matar a fome tirando uma ou outra coisa.
Um ponto importante, para quem não tem bebidas incluídas ou tickets, a bebida disponível é água, chá quente e café de chávena.
De barriga já mais que cheia fomos então à descoberta. Vários jacuzzis, piscina exterior e interior, campo de futebol, ginásio, vários bares, lojas, bem, parece que nos vamos divertir aqui.
Por isso vou aproveitar o sol e tentar apanhar algum bronze, já que tendo em conta a data, vai ser difícil aproveitar dias bons assim. 🌞
Piscina Interior
Piscina Exterior
Enquanto isso, deixo uma lista do melhor e menos bom dos cruzeiros e informações que de certeza vão achar úteis.
O melhor ⇧
- Estares numa cidade diferente a cada manhã. É maravilhoso chegarmos à varanda e “respirar” novas gentes, culturas e paisagens. Cada acordar é novo. 🌍
- A equipa do navio. A prontidão e simpatia de todos. Do camareiro do meu quarto, e do querido Winaya do serviço da mesa.
Nós e o nosso querido Winaya
- Teres sempre coisas para fazer enquanto estás no barco. Jogos, aprender novos estilos de dança, ginástica, nadar, relaxar no jacuzzi, apanhar sol ou contemplar apenas o horizonte num passeio pelo barco.
- A comida do restaurante. No caso do MSC Fantasia havia dois restaurantes e dois turnos, o das 19h e das 20h45. Tínhamos sempre 3 pratos de entrada á escolha, um de massa, um de risotto mais 3 pratos principais de peixe e carne e finalmente a sobremesa. Mas quando não te decides se vais para o Pato ou o Filé Mignon? Escolhe os dois. Podem escolher todos os pratos da lista. Apenas tenham em atenção em pedir o que acham que vão comer para não haver desperdícios.
- A pizza do buffet de almoço. Não passei um dia sem comer uma fatia. 🍕
- A limpeza de todo o navio, desde o quarto aos recintos públicos.
- Teres à tua escolha as férias que queres: podes ter o lado aventureiro, que é quando sais do navio e partes à descoberta de uma nova cidade, mas também tens disponível as férias relaxantes. Acredita que depois de um dia a andar a pé entrar no jacuzzi é algo de outro mundo.
- Os espetáculos no teatro. Não posso dizer que os deste cruzeiro tenham sido os melhores. Achei os da Royal Caribbean melhores e mais variados, mas mesmo assim, os da MSC Fantasia conseguiram surpreender-me várias vezes.


Um dos espectáculos no Teatro: Alice no país das Maravilhas, produção fantástica
- A equipa de animação. Um conjunto de rapazes e raparigas que se esforçam durante todo o cruzeiro para nos deixar com um sorriso no rosto. São muito engraçados e os jogos que fazem à noite no bar principal, fazem-te rir ás gargalhadas. Imperdível.
- Os miúdos também têm direito a uma equipa de animação para eles, sem pagar mais nada, os pais podem estar a relaxar e descansar enquanto que os filhos se divertem, enquanto são vigiados por uma excelente equipa.
- O preço $. Excelente relação preço-qualidade. Tendo em conta tudo o que incluí acho bem em conta: 1500€ por casal, por 12 dias em instalações de luxo e comida de qualidade (principalmente a do restaurante, a do buffet é mediana).
Melhor, para os que são pais, fiquem a saber que os vossos filhos até aos 3 anos não pagam nada e depois, até aos 17 anos, pagam apenas as taxas portuárias. Vale a pena fazer férias em família nos cruzeiros.

Pior ⇩
- A dieta. Preparem-se para chegar a casa com uns bons quilos a mais.
- Preço das bebidas. Conforme já referi, se não comprar nenhum pacote de bebidas ou o tudo-incluído, a oferta de bebidas é limitada. Ao pequeno almoço tem disponível água, sumos e café de chávena da máquina das bebidas. Durante o resto do dia até as 2 da manhã, tem a água, chás e café, sempre no andar dos buffets. Se for no restaurante ou a qualquer bar não tem direito a nenhuma bebida.
Pode sempre comer no restaurante sem pedir bebidas, que ninguém lhe diz nada, e no final dirigir-se ao buffet e beber. Ou então comprar um pacote de bebidas, recebe por exemplo, 20 tickets, em que cada um corresponde a uma garrafa de água. Tem vários combinados á sua escolha: vinho e água, vinho e cerveja etc. 🍷🍸
Outra sugestão é comprar o tudo incluído (que no fundo não é tudo incluído) mas tem disponível um leque grande de bebidas e pode pedir á sua vontade. Cocktails, garrafas de sumo, cerveja, cappuccinos, expressos etc. esta modalidade é um pouco mais cara, cerca de 500€ por casal pelos 12 dias.
- Algo negativo nos cruzeiros que não posso deixar de falar são as condições dos trabalhadores do navio. Estou a falar dos trabalhos considerados de menos destaque: limpeza, serviço no restaurante etc. Não sei se o salário é bom, com certeza será bem melhor do que os salários dos seus países, aliás só vemos nesses postos de trabalho pessoas das Filipinas, Honduras, Índia…, mas mesmo assim, não devia ser permitido que trabalhassem tantas horas seguidas e pior, desconfio eu, muitas vezes pouco alimentados. Sim, porque toda aquela comida que sobra, pensava eu que ia para a tripulação. Mas estive a falar com algumas pessoas e percebi que só aqueles que pertencem a postos mais altos podem comer da mesma comida que nós. Uma senhora brasileira que viajava como eu, é que me chamou a atenção para isso e contou-me que sempre deixava no seu quarto comida para o seu camareiro. No dia seguinte, ao pequeno almoço fiz um prato para o camareiro, e quando passei por ele, perguntei se ele já tinha tomado o pequeno-almoço. Ele respondeu com um tremido sim, então disse-lhe que de todas as maneiras iria deixar aquele prato no meu quarto para ele se servir. O sorriso e os agradecimentos que ele fez nesse e nos restantes dias foi das melhores coisas das férias.

Informações Importantes 
✔ As gorjetas ou gratificações não são obrigatórias. Para não as pagar, basta dirigir-se á receção e informar para retirar o valor das gratificações da conta. Connosco nem nos perguntaram nada, apenas tivemos de assinar um papel, se disserem alguma coisa, basta dizer que preferem dar as gorjetas em mãos. E no fundo é melhor assim, pois ao dar em mãos tive a certeza que quem queria que ficasse com as gorjetas, ficou mesmo.

✔ Existe noites temáticas, galas, festa dos anos 70, white party etc. Se gostas de te vestir a rigor para essas festas não te esqueças das roupas.

Carvalho Family numa noite de Gala

Previous:                                                                                             
← De Lisboa a Génova                                 

Next:
Algumas horas em Marselha →

Next:

Comentários

Enviar um comentário